Carregando...

Boa tarde! Hoje é , 19/11/2017

As Dicas e Técnicas para Bolo.

 

 

    1. Use todos os ingredientes em temperatura ambiente, manteiga, líquidos, ovos, etc...

 

  1. Bata as claras até ficar firme , mas nunca demais, pois pode ressecar a massa do bolo.  

     

  2. Peneire a farinha para aierar, não é só para procurar resíduos e sim, para deixar a farinha aeirada para que o bolo cresça melhor. O ideal é peneirar duas vezes, a segunda pode já ser com o fermento ou o bicarbonato quando consta na receita. Só depois de peneirar a farinha é que se mede a quantuidade utilizada.


     
  3. Agite a embalagem do fermento, ele é uma composição de ingredientes que precisam ser misturados pois se separam em repouso.
  4. Nunca guarde o fermento na geladeira, ele se altera com mudança de temperatura, pra baixa ou alta, se for gelado, altera uma vez, tirando da geladeira para usar, altera a segunda vez, isto faz ele ficar 'fraco' .
  5. Separe todos os ingredientes antes de começar a bater a massa.



  6. Após bater as claras em neve, e as gemas com a gordura (manteiga ou margarina) e o açúcar refinado, misture os ingredientes secos peneirados juntos alternado com os líquidos , misturando delicadamente de cima para baixo, usando preferencialmente o chicote.
  7. Por último coloque as claras em neve em duas etapas, primeiro agregue metade das claras preparando a massa, que depois irá receber o restante, misturado delicadamente deixando o bolo ainda mais fofo.


     
  8. Em vez de untar a assadeira, use papel manteiga, ele sai com o bolo quente, com o bolo frio, depois da massa congelada, se for várias placas de bolo podem ser uma maneira de armazenar sem que ela grudem, além de facilitar a limpeza da assadeira e não sujar pincel para pincelar.
  9. Nas laterais não deve ser untadas as assadeiras, isso faz com que o bolo quebre pois normalmente o bolo cresce e cede naturalmente um pouco depois e o fato de estar untado, bloqueia esse processo, rachando nas laterais, é só depois de assado, passar uma faquinha que ele se descola.

     
  10. Não abra a porta do forno nos primeiros 15 minutos.
  11. Para verificar se está assado coloque um palito não na beirada, mas no centro da massa, pois , se tirar o bolo cru no centro, ele afunda, isso acontece muito com bolos amanteigados e de chocolate. O palito tem que estar limpo e seco.
  12. Se achar que o bolo está muito corado e ainda cru no centro, cubra com papel alumínio com a parte brilhante voltada para o bolo.



  13. Deixe o bolo esfriar em cima de uma grade, para que circule o ar por baixo da assadeira e evite colocar em bancadas frias.

  14. Abacaxi e outras frutas cítricas antes de ser colocada em recheios tem que passar por fervuras ou escaldamentos, depois a elas podem ser agregadas caldas de açúcar ou não. Isso feito, a fruta não vai alterar o sabor do recheio.
  15. Aniversário do Bem Feitinho!
    As Dicas e Técnicas para fazer um Bolo Perfeito. Recebo tantos e-mails com dúvidas sobre bolos, leia com atenção, e faça assim, se vc souber alguma dica sobre esse assunto que não tem aqui vai ganhar um presente do Site Bem Feitinho, Gostou? Não me venha dizendo que se colocar ameixa etc....rsssssss... o bolo fica mais gostoso, que isso não tornará o bolo bem feitinho, ok? Nem que deve ser feito testes pra saber se o fermento está bom ou os ovos frescos, pois já se espera, claro, que se use bons ingredientes e dentro de sua validade.
    Alian, foi quem ganhou um presente do Site Bem Feitinho, pra que sempre se lembre do nosso aniversario de 4 anos. Alian é de Teofilândia/ Bahia e a sua dica foi: Quando colocar o fermento no bolo não bater muito, pois ele perde suas propriedades comprometendo o desenvolvimento do bolo. Obrigada por sua participação e parabéns!!! Ele também mandou um recadinho. Eu entro todo dia aqui pra ver nossa"receita do dia". Nós todos da equipe adoramos saber, viu?
Fale Conosco

Você precisa atualizar o Flash Player.
Há 15 anos levando as melhores receitas para você