Carregando...

Boa noite! Hoje é Sexta-feira, 17/11/2017

Jurandyr Bueno Filho - Arquiteto e Urbanista

Depois de esperar um texto (ele preferiu assim) do arquiteto e urbanista Jurandyr Bueno Filho, eu fiquei pensando como fazer essa matéria, vocês não imaginam como  esse artista,  pode ser  duro e doce, uma alma nobre, generoso, basta ler uma matéria recente  na Bauru News, parceira nossa do portal iModelo.

Nessa revista elogia quem trabalha com ele mostrando como são competentes e eu acredito que são mesmo os melhores profissionais, pois para acompanhar sua genialidade, não basta ser bom. Os elogios rasgados parece que dá asas pra eles voarem, ele ensina mas avisa, vocês vão ter que me surpreender a cada respirar. E constatei que eles tem uma admiração por ele, invejável!

Sabem porque? Ele é um lindo menino, um homem brilhante, tem a sensibilidade tão aflorada que me emocionou as lágrimas durante um dia inesquecível que passei ao seu lado, enquanto ele atendia a mil telefonemas, visitas, acertava detalhes da viagem que faria breve à Europa, assinava documentos, avisava a amigos de que tinha pensado neles de maneira intensa e eles saberiam disso assim que recebessem um presente belíssimo que estava para chegar, vibrava como uma criança quando exibia em letras garrafais um bilhete de outro profissional de sua área  que se rendia aos seus pés, dizendo que um projeto seu  é digno de primeiro mundo,  nem por um segundo deixou de ser um anfitrião perfeito, quase me esqueci que eu estava ali invadindo sua privacidade, mas rimos muito com um telefonema de Vera Holtz, importante atriz e amiga,  que ADORA mostarda (essa história eu gostaria de contar um dia)  e é também sua companheira de viagens para a Índia, Itália, etc... ele, generosamente ensinou receitas super especiais, uma é o mágico doce de banana sem açúcar nem adoçante que está na coluna sobremesas.

Bem, nesse dia ele estava se preparando para receber pessoas influentes, parentes ilustres e renomados que saudosos se reaproximavam, com 3 festas que tinha que comparecer, e ia a todas elas. Ufa!!!!, como conseguir acompanhar ?

Ainda, nesse tempo em que estivemos juntos e mais de  teve uma idéia de um evento que vai movimentar a cidade , isso se o empresário para quem ele passou a idéia levar esse projeto à frente. Tomara que dê certo, pois é mesmo mais uma brilhante concepção desse homem de refinado bom gosto, e além de ser ótimo para essa empresa, será excelente para toda a comunidade , com benefícios até no âmbito social, e ficarei honrada de participar.

Que energia ele tem, e com que desprendimento me confidenciou intimidades, alegrias, tristezas e me presenteou com um mimo que sinceramente , desconfio que pedi com os olhos, mas como  me chamou de  'sua mais recente amiga e para sempre', eu quase arrisco a pensar que um dia vamos mesmo cozinhar juntos assim como ele faz nessa foto com a Vera, e eu  me sinto maravilhada com a idéia.

No final dessa matéria eu falo um pouco do seu trabalho, mas com certeza, ele
é muito maior que isso, acho que o arquiteto tão aplaudido em todo o mundo não alcança a magnitude a seus pés do ser grandioso que é, sua genialidade faz com que tenha o privilégio de conviver com pessoas como Maia, essa é uma história que não vou deixar para depois.

Maia, é uma jornalista búlgara que se encantou com a nossa língua assistindo a novela Escrava Isaura, que passava na Bulgária com legendas, ouvir o som da voz de Lucélia Santos era tão mágico , que ela resolveu aprender o português.
Simples? Nada disso, lá não tem cursos para isso, e nem dicionário de búlgaro -português.
Sabem o que ela fez? Descobriu um dicionário russo-português, aprendeu o russo  e
com esse dicionário aprendeu o português,  e se não bastasse, lendo uma carta que ela enviou ao Jurandyr, fiquei encantada, poucos de nós escreve tão perfeitamente, é um exemplo e digna de aplausos.

Só mesmo encantadas pessoas como Jurandyr, poderiam ter o previlégio de estar rodeados dessas raras personalidades, não é a toa que eu o escolhi para ser o primeiro perfil do Paladar e Famosos e Personalidades da nossa região.
Só que ele não tem fronteiras.

Vejam seu texto:   
  “Pode parecer loucura, insegurança ou qualquer outra coisa, mas
quem come sozinho num restaurante se sente, sempre o mais solitário dos
seres humanos! Existe coisa mais chata????”.
Bem, porque ainda não inventaram alguma coisa que solucionasse o grave
problema do que fazer com o caroço de azeitona quando comemos? Como
cuspi-lo e onde colocá-lo? Mais uma coisa chata!
Mas, realmente, comer bem e uma das melhores coisas do mundo, sem dúvidas!
Comecei lendo muito sobre culinária e mais tarde fui aprendendo alguns
segredos do fogão com minhas amigas Lúcia e Bia e depois com os amigos
italianos.
Faço uma lasanha imbatível, mas demoro umas 6 horas na cozinha para
prepara-la. Então só consigo fazer uma a cada 5 anos. Preciso estar com
muita, mas muita disposição.
Uma vez, eu, Bia e Lúcia, vindos da Itália passamos algumas horas em
Lisboa somente para aprendermos e comermos a deliciosa comida daquele
lugar.
Chegamos às 15 horas e fomos com as malas e tudo a um tradicional restaurante português chamado “Parreirinha de Alfama” que fica em um antigo bairro da cidade de Lisboa.
Procuramos a proprietária-cozinheira e nos propusemos a lavar panelas e pratos a troco de aprendermos como fazer o Bacalhau à Brás e o tradicional “Bolinho de Bacalhau”. Nosso vôo de retorno ao Brasil partia a uma da manhã, sem perder tempo deixamos nossas malas no banheiro de funcionários do restaurante, e como dispúnhamos de pouco tempo, fomos direto ao fogão. E vamos lá ver o resultado dessa “loucura” que é uma receita única!

“Bolinho de Bacalhau à moda Parreirinha de Alfama”

Ingredientes:
02 xícaras de bacalhau bem demolhado, desfiado e levemente cozido.
03 xícaras de batatas cozidas ( meio esfareladas ), passadas no espremedor manual.
02 cebolas médias bem picadinhas.
01 dente de alho bem picadinho.
01 xícara de salsinha e ½ de cebolinha cortadas grosseiramente.
01 ovo.

Preparo:
Desfie o bacalhau com um garfo.
Coloque num pano de prato bem limpinho e enrole fazendo uma bola.
Com a mão esfregue, soque, e faça esse processo de esfregar e socar, até o resultado deve ser uma coisa fofa como algodão-doce.
Misture a batata espremida, a salsinha, cebola e cebolinha.
Junte a gema do ovo levemente batida.
Bata a clara em neve e misture a massa bem suavemente com as mãos.
Assim você vai obter uma massa para pingar com a colher, se necessário coloque mais um pouco de clara batida.
Frite em óleo quente, mas não fervendo, imediatamente.
E viva nossos descobridores!!!'

Na foto abaixo, Jurandyr abre, como é tradicional, com espada, uma garrafa de vinho Prosseco, famoso vinho tipo champanhe produzido na região do Veneto, cujo centro de produção é a cidade de Valdobisiadne.

Hoje o arquiteto está na Bulgária, onde faz patre do Grupo do Leste Europeu, do Conselho de preservação do Patrimônio e Sítios Histórico da Unesco, orgão que dá títulos de 'patrimônio da Humanidade ao que deve ser preservado pela importância à memória mundial.

Seu projeto do RodoServ Star, é elogiado e admirado. O engenheiro americano Lew Richards considera de 'outro mundo' porque nem no primeiro mundo existe igual.
Você já esteve lá? Com um perfeito visual high teck,  um aquário belíssimo e  banheiros, pasmem...lindamente decorado em granito, é digno de uma visita.

Esse arquiteto é  responsável pelos projetos que  modernizaram Bauru, como a Av. Nacões Unidas, o Anfiteatro Vitória Régia, o Terminal Rodoviário, as praças República do Líbano, Itália e Espanha.
Prédios de alto padrão que chamam a atenção pala magnitude e beleza, como da Caixa Econômica Federal são obras suas , assim como o Campo da USC e muitas outras em toda a região, em vários estados e até em Palmas, no Tocantins.     

Fale Conosco

Você precisa atualizar o Flash Player.
Há 15 anos levando as melhores receitas para você