Carregando...

Boa noite! Hoje é Sexta-feira, 17/11/2017

Alimentação No Verão

Durante o verão ocorre uma diminuição do metabolismo basal, pois o nosso corpo não precisa de um esforço tão grande para manter a temperatura interna constante, como no inverno. Por este motivo, devemos ingerir mais alimentos com baixa caloria e evitar alimentos gordurosos.
Além disso, nos dias quentes ocorre maior perda de líquidos e minerais devido ao aumento da temperatura corporal e à transpiração excessiva. Deve ser aumentada, portanto, a ingestão de líquidos. Não espere a sede chegar, pois ela é um sinal de que já estamos desidratados, devendo a água ser consumida antes que esse sinal se desencadeie.
O verão é uma época muito agradável o que torna uma excelente oportunidade para ingerirmos mais vitaminas, minerais e fibras, presentes nas frutas verduras e legumes.
A ingestão de sal, principalmente no verão, deve ser controlada para evitar retenção hídrica e um conseqüente inchaço.
As carnes magras são as mais indicadas para esta época, pois são mais facilmente digeridas além de serem mais saudáveis. Opte pelas carnes brancas de aves, peixes e cortes de carne vermelha magros. Por outro lado, evite as carnes das aves com a pele e as carnes com gorduras visíveis. Quanto a forma de preparação, varie entre cozidos, grelhados, assados ou caldeiradas, deixando de lado as frituras que não combinam com o clima quente do Verão, além de serem extremamente calóricas.

Matéria de Dra. Priscila Moreno Catanho

Fale Conosco

Você precisa atualizar o Flash Player.
Há 15 anos levando as melhores receitas para você