Carregando...

Boa noite! Hoje é Sexta-feira, 17/11/2017

Alimentos Funcionais

A Revista VEJA da editora Abril mostrou uma matéria sobre os alimentos funcionais, que é o assunto do momento, mas o que seriam os alimentos funcionais???
Os alimentos funcionais são aqueles que além de serem considerados saudáveis, fornecem ao organismo substancias que auxiliam na prevenção e até no tratamento de doenças.
Segundo a reportagem, estudos recém-divulgados autorizam afirmar que uma dieta funcional chega a reduzir em até 70% o risco de alguns tipos de câncer e em 80% as enfermidades do coração, no caso de indivíduos que não fumam e que praticam exercícios regulares.
A reportagem relata ainda que o médico americano Michael Roizen, fundador de um dos mais respeitados centros de estudo da saúde e do metabolismo humano, o RealAge intitute, examinou com sua equipe ao longo de cinco anos 25.000 estudos científicos relacionados a hábitos alimentares, saúde e longevidade. Sua conclusão: “de todos os fatores que afetam o envelhecimento, a dieta é o mais importante”.
A revista destacou 10 dos alimentos que a ciência já comprovou serem capazes de prevenir doenças.

 Aveia
Ajuda a diminuir o chamado colesterol ruim, o LDL.

  Alho
 Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do bom colesterol HDL.

  Azeite de oliva
 Auxilia na redução do LDL.


 Castanha-do-Pará
Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos.


  Chá verde
Auxilia na prevenção de tumores malignos.


  Maçã
 Ajuda a prevenir tumores malignos. O consumo regular de frutas variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sangüínea.


 Peixes
 os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, são poderosos aliados na prevenção de infartos e derrames.


  Soja Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo o FDA.

 Tomate
 Auxilia na prevenção do câncer de próstata.

  Vinho tinto
 a uva vermelha, presente no vinho ou no suco de uva, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita a acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração.

Matéria de Dra. Priscila Moreno Catanho


 

Fale Conosco

Você precisa atualizar o Flash Player.
Há 15 anos levando as melhores receitas para você