Carregando...

Boa tarde! Hoje é Sexta-feira, 24/11/2017

Betacaroteno

BETACAROTENO 


Em nossa alimentação, ingerimos tanto a vitamina A pré-formada (encontrada em carnes e produtos de origem animal) quanto substâncias que se convertem em vitamina A no organismo, como o betacaroteno, presente em frutas, verduras e legumes.


 Propriedades:
Os carotenóides compõem um dos principais grupos apontados como responsáveis pelos efeitos benéficos à saúde de frutas e verduras.
O betacaroteno é um pigmento carotenóide natural, precursor da vitamina A (pró-vitamina A).


 Funções:
 Pesquisas demonstraram que o betacaroteno desempenha um papel importante na prevenção de muitas doenças.
É um antioxidante (neutraliza os radicais livres e, por isso, previne o envelhecimento), faz bem para os olhos (beneficia a visão noturna), aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, brilho aos cabelos e fortalece as unhas, e atua no metabolismo das gorduras.
O betacaroteno auxilia até mesmo para quem quer ter o tão desejado bronzeamento do verão. Quando transformado em vitamina A em nosso organismo, age ativamente na recuperação da pele e auxilia na formação de melanina, pigmento presente na pele e responsável por protegê-la dos raios solares e conferir o bronzeamento. O betacaroteno não acelera o bronzeamento, mas a coloração amarelada que dá à pele pode proteger contra os raios ultra-violeta.
O organismo só ira sintetizar o betacaroteno em vitamina A quando for necessário.


 Fontes:
As principais fontes de betacaroteno são: cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e a batata doce. Em quantidades menores, pode ser encontrado nos vegetais folhosos como couve, repolho, espinafre, agrião e brócolos.


 Carência:
A carência dessa vitamina provoca a cegueira noturna e a xeroftalmia (ressecamento da córnea), além da pele seca e escamosa.


 Excesso:
O consumo de grandes quantidades de betacaroteno não é perigoso; no entanto, pode aparecer uma coloração amarelada na pele, que desaparece com a redução do consumo. De qualquer forma não é nada agradável ficar com o tom da pele amarelo-alaranjado e, por isso, sempre é bom consumir somente o necessário.

 

Aproveite a imensa variedade de frutas, verduras e legumes que nosso país nos oferece para manter uma alimentação equilibrada e entrar no verão com muita saúde e cor!

Matéria de Dra. Priscila Moreno Catanho

Fale Conosco

Você precisa atualizar o Flash Player.
Há 15 anos levando as melhores receitas para você